address-book-2246432_640

Você já deve ter ouvido que nós não escolhemos os livros – eles o fazem. O motivo nem sempre é claro, mas há sempre um (pelo menos!), escondido entre parágrafos e linhas. Uma verdadeira pedra preciosa, esculpida só para você. 

Foi assim com A Bússola do Sucesso – Um Manual para Vencer no Mundo Corporativo sem Perder seus Valores, escrito por Paolo Gallo, diretor de recursos humanos do Fórum Econômico Mundial. Eu já tinha lido uma resenha no Valor Econômico e achado interessante, mas completamente fora da minha realidade. Depois de esbarrar com o autor, com o tema ou com o livro de diversas formas, eu me rendi: comprei.

Este manual de sobrevivência traz dicas valiosíssimas sobre mercado de trabalho, relacionamentos e comunicação. Fica em mim, em especial, um episódio que aconteceu quando Gallo ainda era criança. Seu pai, que trabalhava no Brasil, cumpriu a promessa de passar o aniversário com os filhos gêmeos (o dono da narrativa e sua irmã), que moravam na Itália. As crianças transbordaram de felicidade e o inundaram com histórias. Em certo momento, o pai chamou o filho reservadamente e disse:

“Paolo,  a partir de amanhã não conte o que você fez, mas pergunte a si mesmo se você ama o que faz, o que aprendeu e se conseguiu ajudar os outros. O resto não importa”

Depois de olhá-lo firmemente nos olhos, o pai se levantou e voltou para o Brasil. Gallo nunca esqueceu aquele momento, tampouco a lição, que adotei como um ritual diário para não deixar a ansiedade, a frustração, a decepção e a correria da rotina tirarem a graça da vida. E foi assim que eu ganhei uma Bússola do Sucesso, que aponta (e relembra) o significado do caminho.

Sobre o livro:  Gallo, Paolo. A Bússola do Sucesso – Um Manual para Vencer no Mundo Corporativo Sem Perder Seus Valores.  Editora Benvirá – 2017.