Logo nos primeiros minutos de Toscana, uma produção dinamarquesa e italiana da Netflix, uma música me chamou a atenção. A melodia parecia tão… familiar. Espera, Roberto e Erasmo… em italiano?
Pois sim, “L’Appuntamento” é a versão de “Sentado à beira do caminho”, na voz de Ornella Vanoni. A canção foi gravada também por outros artistas. No canal de Andrea Bocelli no YouTube, há um vídeo de um show em Las Vegas, com um comentário que me emocionou:
“Meu avô ouvia Andrea Bocelli o dia todo, todos os dias, e sempre que íamos à casa dele o CD de Andrea estava tocando. Eu sabia a ordem das músicas em cada CD. Desde que ele faleceu, ninguém da minha família pode mais ouvir Bocelli porque choramos muito e nos lembramos daqueles momentos felizes. Agora eu estava no Instagram e vi um vídeo com essa música, em sete segundos eu já estava chorando. Vovô, eu sinto sua falta.”
Pois é, sou do tipo que lê comentários – e, aparentemente, não estou sozinha. O site The Sound of Love (O Som do Amor) nasceu com o propósito de reunir alguns desses tesouros, deixados como comentários em canais do YouTube. Mensagens de saudade, de superação, de alegria. Memórias agridoces, memórias de amor. Histórias de vida de Humanos, com H maiúsculo, pois viver é uma missão para protagonistas.
Por diferentes motivos, muitas canções despertam memórias em mim – My Bonnie, Fascinação, Ronda, Como é grande o meu amor por você, How do you do, Baby can I hold you, Defying Gravity, Nothing Else Matters…
De acordo com a neurociência, as músicas são a melhor forma de despertar memórias – podendo resgatar até oito décadas. É uma trilha e tanto.
E, então, qual é o som do amor para você?
Deixe um comentário