Entre as injustiças cometidas pela raça humana está certamente a eterna má vontade com a segunda-feira. A História prova que esse dia da semana já foi palco de fatos e eventos que influenciaram positivamente inúmeras vidas. De acordo com o Huffington Post, por exemplo, foi em uma segunda-feira que o Mickey estreou (1930) em tirinhas de jornal, que C.S. Lewis organizou a primeira excursão a Nárnia (1950), que aqueles quatro garotos de Liverpool invadiram as telas dos cinemas (1964) ou, ainda, que Diana Ross apresentou ao mundo os Jackson 5. Foi também em uma segunda-feira de 2005, após mais um dia de trabalho na Avenida Paulista, que Barbara tomou a decisão que mudou completamente a sua vida. “Pedi demissão, comprei uma passagem aérea para Florença para dali a dois meses e contratei um professor particular de italiano para os meus últimos dias no Brasil”.
A então paulistana de 24 anos abriu mão do emprego, dos amigos e de uma vida bem animada, como ela mesma define, para buscar “aquele algo mais” tão difícil de explicar e de viver sem. “Para dar uma ideia da loucura, eu só reservei uma noite de hotel. Fui renovando as diárias até encontrar um apartamento para morar”.
A escolha pela Itália não foi aleatória. Era a oportunidade de descobrir a si mesma na terra dos seus antepassados. O processo de cidadania, que se arrastou por vários meses, ofereceu segurança e tranquilidade no velho continente. Dos aprendizados que ficaram, Barbara explica que a doce vida requer uma dose dobrada de sacrifício, dedicação e amor. “A verdade é que mudar de país não é fácil. A adaptação é lenta e demorada e você sempre será uma pessoa com alma dividida. Tem coisas que a gente não pensa quando é jovem, como o envelhecimento de pessoas queridas. Pais, tios, avós e familiares podem vir a faltar e você não estará lá quando precisarem de você. Eles também não estarão com você quando precisar. Por mais que a internet facilite as coisas, a vida no dia a dia é diferente, tem outro ritmo, outro fuso horário e o contato pessoa é outra coisa”. Ela desmistifica totalmente o sonho da vida perfeita. “Existem escolhas, caminhos, tentativas. Talvez o melhor conselho seja: prepare-se para uma revolução na sua vida”.
Essa jornalista sabe do que fala: quando se preparava para voltar e reescrever sua história no Brasil, ela conheceu um italiano na Toscana, que provocou um novo desvio na sua rota. O ano sabático tornou-se… uma nova vida. Barbara casou-se, teve duas filhas e se tornou proprietária de um dos principais portais de informações sobre aquele país.
O Brasil na Itália nasceu em 2007 com o propósito de facilitar a vida de quem busca uma experiência do outro lado do Atlântico. A jornalista começou a compilar ali todas as informações que tinha penado para conseguir. O tiro foi, no entanto, mais certeiro do que ela poderia imaginar. “Conheci muitas pessoas e fiz muitas amizades com outros expatriados. O blog foi crescendo e surgiram novas possibilidades”. O Brasil na Itália é hoje um portal que congrega outros sites, que abordam Tours e Experiências, Transporte, Hospedagem, Trabalho, Dúvidas e Notícias.
Com a segurança de quem fez escolhas pelo coração, sem se deixar reduzir pelo medo, Barbara afirma que a felicidade “é feita de momentos e fases, de desafios e superação. Ah, e de viagens também”.
—
PS: A Barbara também compartilhou algumas dicas para quem planeja viajar para a Itália. Aguarde o próximo post.
1 Pingback