1410692384139_marcello_mastroianni_insieme_a_sofia_loren_nel_film__ieri_oggi_domani___ansa_
Dois ícones italianos: Sophia Loren e Marcello Mastroianni

Há muitos motivos para conhecer e voltar à Itália. Os mais comuns são a comida, o vinho, o gelato, a história ou, simplesmente, as raízes. Afinal, estima-se que cerca de 25 milhões de descendentes de italianos vivem no Brasil. 

A Barbara têm mais argumentos: “A Itália tem tudo: praia paradisíaca de mar azul e transparente; montanha para esquiar; cidades de arte ricas em cultura; cidades de interior onde vive-se em um ritmo mais lento; burgos históricos e vilarejos de tirar o fôlego”.

Ela vive na Toscana, em uma cidadezinha a 40 minutos de Florença, e é apaixonada por aquela região. “Foi aqui que conheci meu marido, que nasceram minhas filhas e que consegui trabalho apenas enviando um currículo, sem conhecer ninguém ou ter uma indicação especial. Gosto da qualidade de vida, dos serviços de saúde disponíveis, da educação pública de qualidade, das oportunidades culturais e do lado pioneiro da Toscana, em comparação a outros estados italianos, no setor turístico, por exemplo”.

Barbara recomenda reservar vários dias para explorar Florença e outras cidades encantadoras da Toscana. “É preciso separar no mínimo uma semana para conhecer os arredores, visitar charmosos e minúsculos vilarejos, tomar vinho na vinícola que o produz, experimentar produtos típicos locais. Aqui você encontra, por exemplo, sempre uma deliciosa seleção de frios. Em Florença, é típica a “finocchiona”, uma espécie de salame que adoro. Gosto também do coccoli com presunto cru, da famosa bistecca fiorentina e de um gelato para completar”.

É possível encontrar em seu site, o Brasil na Itália, um roteiro de 7 dias, recheado de passeios e curiosidades. Que tal, por exemplo, aproveitar o carnaval de Viareggio, percorrer os locais onde a novela Passione foi filmada, conferir o calendário de corridas e caminhadas ou ainda visitar o Parque do Pinóquio?

Quem nunca passou pela Itália deve, na opinião de Barbara, reservar o dobro do tempo para conhecer o que ela chama de Itália clássica. Lá estão outras duas cidades para onde essa jornalista adora fugir: Roma e Veneza.

Se seu sonho é conhecer a terra das gôndolas, Barbara demonstra como encaixar as atrações da cidade no seu bolso e desfrutar Veneza até na chamada acqua alta, quando a maré invade alguns locais da cidade.

A capital italiana ocupa, por sua vez, um espaço especial no coração de Barbara. Além de ter compilado várias dicas e curiosidades de Roma, a jornalista brasileira compartilha, junto comigo, o sentimento de Elizabeth Gilbert, Quando eu for uma velha senhora, gostaria de ser como Roma“.

Esse petisco da Itália abriu o apetite, né? Logo vem mais. Andiamo!