Todo mundo sabe que não é fácil mudar. A receita não é única e, por isso, exige uma série de ingredientes, com proporções bem específicas, de acordo com o gosto de cada um. Para encontrar o ponto certo, é recomendável filtrar a ansiedade, misturar delicadamente propósito, resiliência, bom humor e fé, e botar para assar o sonho até ele dourar e se tornar realidade. Foi isso que Marcela, dona do Empório Dona Santa, fez. E ela garante: “O que te faz bem, te faz feliz também”. 

Há cerca de cinco anos, quando decidiu redobrar o cuidado com a sua própria saúde, essa jornalista começou a prestar atenção em como se alimentava. Fez da cozinha o seu laboratório de experiências. “Eu me aprofundei no mundo da culinária funcional: na mágica e alquimia dos ingredientes verdadeiros e transformadores”.

Foi assim que Marcela se redescobriu. “Estava em uma fase em que não existia qualidade de vida na minha rotina. Era muito estresse, uma alimentação precária de nutrientes, dores de cabeça constantes, problemas de acne frequente e um desequilíbrio emocional muito grande”. A rotina deixou de ser uma desculpa e um impeditivo para a adoção de hábitos mais saudáveis. “Eu comecei a cozinhar exatamente tudo que consumia e a entender a importância desse processo para o nosso corpo no dia a dia”.

Na época, ela trabalhava em uma multinacional e levava todos os dias marmita para o trabalho. Enquanto os colegas achavam graça, Marcela percebeu em si uma transformação bem além do plano inicial. “Logo vi que meu mundo realmente tinha mudado e não fazia mais sentido estar em um lugar e gostar de outro completamente diferente”. Descobriu um tesouro, que não podia guardar só para si. “Cuidar da saúde por meio de uma alimentação consciente e rica em nutrientes me trouxe um bem-estar que queria que todos soubessem e sentissem”.

Do último dia na multinacional até a abertura do Empório Dona Santa, foram 2 anos de muita pesquisa, estudos, dedicação e aprendizado. “Foi muita mão na massa. Do momento de achar o ponto comercial ideal até o grande dia da inauguração foi um trabalho árduo e intenso”. Para tirar do papel o sonho, a jornalista que virou chef teve, ainda, que aprender novas competências e adotar uma nova rotina. “O desafio maior é a logística da cozinha, porque é um serviço bem dinâmico. Você não para nunca”. Contou, para isso, com uma característica pessoal muito positiva. “Nunca tive medo de me arriscar, graças a Deus! Penso sempre que, enquanto tivermos saúde pra correr atrás do que gostamos e do que nos faz feliz, tudo é válido! ”. E é com saúde, propósito, resiliência, bom humor e fé que ela releva, inclusive, as incertezas financeiras que qualquer comerciante e empresário é obrigado a superar. “Acredito muito em nossa proposta e acredito também que quando a gente faz o que gosta, as coisas fluem naturalmente, de alguma forma”.

O Empório Dona Santa fica em Taubaté, no Vale do Paraíba. Inspira-se no aconchego da casa da vó para promover experiências gastronômicas e afetivas por meio de doces, salgados, tortinhas, bolos, sucos, chás e shakes. “A proposta é fazer tudo caseiro, igual aos bons e velhos tempos. Queremos que nossos clientes tenham um momento consigo mesmo ou um cantinho para ter uma boa prosa, com a oportunidade de comer um alimento de verdade e saboroso”. Além de orgânicos, essa cozinha tão nutritiva é abastecida por temperinhos de uma horta própria, o que ajuda a transformar ingredientes em deliciosos quitutes.

É o cuidado com os outros que hoje move Marcela. “Quando você cozinha, cria receitas novas e vê as pessoas experimentando e aprovando, a sensação é maravilhosa e gratificante”. A chef arrisca até uma receita para quem cozinha seus sonhos em banho-maria: “A gente se prende muito a status, o que não nos leva a muitos lugares. Por conta disso, ficamos presos e deixamos de viver e ser feliz. Vá atrás do que você gosta, faça com amor, faça com vontade. Nem sempre será fácil mas nunca, impossível!”

Bom Apetite!