Entre as várias funcionalidades da rede de Mark Zuckerberg está a possibilidade de criação de grupos secretos. A diferença é que eles não aparecem no sistema de busca e ninguém, além dos membros, sabe da sua existência. Integram essa sociedade somente as pessoas convidadas por um participante, conferindo exclusividade e privacidade ao núcleo. Milena é a criadora e líder de um desses grupos e tira proveito do poder de conexão dessa plataforma para fazer do mundo um lugar mais solidário.
Ela convidou amigos, familiares e colegas de trabalho para o grupo secreto há dois anos. Deu a ele o nome de Bazar Bendito Seja. Sabe aquele brinco que ganhou de presente e não tem nada a ver com você? Ou aquela saia que não cabe mais? A Milena arrecada itens novos e usados e os vende, com renda convertida para a compra de cestas básicas e cobertores para quem precisa.
“Desde pequena eu me envolvo com ações de voluntariado. Meus pais sempre me incentivaram a separar roupas e brinquedos que não usava, doavam alimentos e faziam campanhas de arrecadação entre vizinhos e amigos. Durante dois anos, trabalhamos juntos na Pastoral da Criança, pesando, checando curva de crescimento e fornecendo o farelo para complementação alimentar, se necessário, para crianças de famílias carentes”.
O Bendito Seja nasceu dessa vontade de ajudar e da certeza de que um pequeno gesto tem uma força exponencial, bem além do que podemos imaginar. “Não só pelas doações que serão entregues para quem precisa, mas pelos itens que eu ajudei as pessoas a movimentarem dentro da sua casa, por quem comprou uma peça linda com um preço atraente e, claro, pelo mundo, que não recebeu isso tudo como lixo”.
Ao montar o grupo secreto no Facebook, ela ativa a sua rede de amigos e dá capilaridade à sua campanha. Cada edição leva, pelo menos, três meses – da arrecadação e triagem dos itens à aquisição das doações e cessão às instituições escolhidas. “Levo uns 20 dias para preparar o bazar, isto é, receber doações, fazer a triagem, limpar, perfumar, tirar foto, precificar e fazer posts. A venda leva de 30 a 45 dias. Faço depois a entrega dos itens, além de controlar os pagamentos e as devoluções de peças. É bem puxado, viu? No entanto, quando o Bazar fecha e vejo como consegui e conseguirei ajudar muita gente, meu coração fica repleto de alegria”.
No início de agosto de 2018, ela entregou 100 cobertores novinhos em folha, mais alimentos, para o Núcleo Assistencial Anjos da Noite. Mal teve tempo de comemorar e já se debruçou sobre novas doações. Desta vez, serão mais de 200 itens à venda.
Para isso, Milena faz ginástica com a agenda, já que trabalha 10 horas por dia em uma multinacional. Dedica ao seu grupo secreto o intervalo do cafezinho e do almoço, os fins de semana e os feriados. “Realizar este projeto é uma maneira de agradecer as coisas boas que acontecem na minha vida”.
É o que lhe dá fôlego extra para cumprir tantos compromissos e o que lhe credencia para incentivar quem também quer fazer a diferença no mundo. “Teste algumas ações até encontrar uma que caiba no tempo que você tem disponível e que faça diferença no seu coração. Existem muitos projetos com causas diferentes: animal, educação, empoderamento da mulher, apoio a moradores de rua e ao público LGBT. Procure uma que aqueça seu coração e mãos à obra”.
16/08/2018 at 7:09 pm
Parabéns Milena, que trabalho lindo. E como sempre, que delicioso e’ ler o blog da Tati!
CurtirCurtir
16/08/2018 at 7:29 pm
Obrigada, Lu. 😘
CurtirCurtir
20/08/2018 at 8:17 am
Sensacional!!! Que Deus multiplique Milenas pelo mundo. Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
CurtirCurtir
20/08/2018 at 8:12 pm
Nossa essa Milena é demais !! Conheço esse trabalho bem de pertinho é prazeroso sentir a garra dessa mulher em ajudar o outro ! Parabéns Milena … vc faz acontecer!! Tati como sempre um espetáculo no texto !! Beijos grande !
CurtirCurtido por 1 pessoa
30/09/2018 at 11:19 am
Parabéns Mi, você realmente faz diferença por onde passa…. agradeço a Deus por ter você em minha vida!!!
CurtirCurtir