
Para alguns, o Copo da Felicidade leva creme de leite ninho, morango, mousse de chocolate e brownie; para outros, creme de Nutella, doce de leite e pão de mel. A Fran tem essas receitas todas – e outras também.
Essa publicitária se recorda do primeiro doce que fez na vida: um bolo de chocolate. Tinha apenas 13 anos. Aproveitou a casa vazia – a mãe não gostava de bagunça na cozinha – e se arriscou a fazer uma receita que achou em um livro de capa dura, daqueles antigos, enviados junto com o micro-ondas. Seguiu tudo à risca – ou quase. “Eu resolvi abrir o bolo e colocar beijinho, tudo do meu jeito, porque a receita original não tinha recheio.”
A mãe nem teve tempo de ficar brava. Fran foi salva pelo acaso – ou melhor, por uma visita, que acabou sendo a primeira pessoa a provar uma criação da futura confeiteira. “Eu sei que o bolo estava seco, bem seco, mas a visita era generosa, gostava de elogiar as pessoas e não só comeu, como também me motivou. Acho que, no final, não estava tão ruim assim, né?”
A cozinha sempre ocupou um espaço especial no coração da Fran. Muitas receitas ela aprendeu observando os outros. Foi assim com a primeira venda, casadinhos de doce de leite, receita da cunhada.
O Marmitinhas & Cia surgiu em 2014, após um empurrãozinho de um amigo, fã da torta salgada. Foi sugestão dele a abertura do negócio para que outras pessoas pudessem desfrutar das gostosuras que, até então, só a família e os amigos conheciam (valeu, hein?!).
A proposta não foi bem aceita no início, mas também não foi esquecida. “Aquilo ficou martelando na minha cabeça por uns três meses, até o dia em que disse para mim mesma: se amo a cozinha, por que não?”.
Decisão tomada, Fran partiu, então, para o aperfeiçoamento. Ingressou na ETEC e investiu em tudo mais que pode imaginar. “Fiz curso de pães, de sushi, de marmita, de massa folhada… Não fiz tudo que gostaria, mas aprendi muito”. Ela tem uma fome insaciável por conhecimento – e esse é um dos segredos dela. “A gente não pode parar de estudar – e isso vale para qualquer área e qualquer segmento”.
É por isso que, desde então, essa empreendedora não faz somente cursos na sua área, mas de marketing, de finanças, de gestão de pessoas, de redes sociais etc. Também visita feiras e congressos para conhecer de perto novas técnicas, equipamentos e fornecedores. Não para. Nunca. E sua motivação é uma só: “Quero sempre levar algo novo para o cliente.”
Nesse período de isolamento social, ela redobrou os cuidados – com o seu negócio, com a família, com os clientes e com os amigos. Aproveitou para colocar em prática muito dos conhecimentos que adquiriu nos cursos que fez. A atenção que sempre dedicou aos clientes e a confiança que construiu com eles também estão fazendo a diferença. “Eu sinto uma alegria enorme quando estou na cozinha. Não vejo o tempo passar, é mágico.” Nem nessa fase ela deixou de inventar sabores e incluir novos produtos no cardápio. “Sinto uma realização enorme de produzir algo que oferece conforto, felicidade e satisfação aos outros”.
Para Fran, o tempero bom não tem nada a ver com sofisticação. “A comida boa é aquela que toca a alma e é isso que levo para a vida. Ajudar o outro, me preocupar com o outro, ter os amigos em volta da mesa, isso tudo me dá uma sensação muito boa e é uma receita e tanto para a vida.”
É, assim, com criatividade, dedicação e uma boa dose de amor, que ela mantém o próprio copo da felicidade cheio – dos clientes e dos amigos também. Uma boa receita, não acha?
10/04/2020 at 9:24 am
A Fran é encantadora. Por onde passa deixar sabores!
O texto é maravilhoso, transmite emoção e sensação. Foi o que me despertou.
Eliane
CurtirCurtido por 1 pessoa
10/04/2020 at 9:37 am
Parabéns sua linda, sempre faz tudo com muito amor, por isso é sempre delicioso bjs…….
CurtirCurtido por 1 pessoa
10/04/2020 at 10:09 am
Parabéns Fran com a sua determinação e dedicação e carinho em atender os clientes da melhor forma possível.
Parabéns e sucesso
CurtirCurtido por 1 pessoa
10/04/2020 at 10:30 am
Parabéns Fran!
Tudo de bom!
Abs
Du
CurtirCurtido por 1 pessoa
10/04/2020 at 10:41 am
Sempre disposta a aprender. É a pessoa mais dedicada que conheço, respeito e admiração. Parabéns por suas conquistas sempre inovando e nos proporcionando emoções através de seu carinho.
CurtirCurtido por 1 pessoa
10/04/2020 at 11:24 am
Eu acredito que a grande motivação da Fran em empreender é a liberdade, para perseguir seus sonhos; outro importante ingrediente dessa receita é a gratidão, continue assim celebrando toda e qualquer conquista, para construir a vida que sonhou.
Parabéns e + Sucesso!
CurtirCurtido por 1 pessoa
10/04/2020 at 7:10 pm
Parabéns minha comadre ,amiga ,parceira ,eu sei quanto é dedicada ,batalhadora e muito generosa ,você merece tudo de melhor e muito sucesso ,minha admiração pela profissional e pessoa .
CurtirCurtido por 1 pessoa
11/04/2020 at 4:20 pm
uma ótima receita, sem dúvida alguma.
CurtirCurtido por 1 pessoa