É isso mesmo que você entendeu: trabalhar de graça. Você identifica uma necessidade não atendida; investe seu tempo, sua expertise e até recursos financeiros; cria um produto com uma proposta de valor única; e o coloca no mercado sem cobrar um tostão por isso. Foi o que a Ana fez.
Ela tem várias grifes no currículo: de escolas de negócios a prestigiadas consultorias como PwC, Mazars e EY. Em 2014, fundou a sua própria empresa para inserir aspectos de presença, propósito e plenitude nas organizações e na vida dos profissionais.
Você já deve ter percebido que Ana integra aquele grupo de pessoas que acredita em propósito de vida e que, por isso, dá ao sucesso um significado que não se resume a status, poder e dinheiro. “O real sentimento de sucesso não corresponde, necessariamente, a conquistar a abundância somente nesses três aspectos de vida. A fórmula pode ser diferente para cada um de nós e para cada momento de nossas vidas.”
Olhando a vida sob esse prisma, é mesmo impossível tornar-se indiferente ao que acontece ao redor. “Recebo diversas mensagens de profissionais que estão sofrendo com o momento de desemprego e com a dificuldade que o mercado apresenta de abrir novas vagas. Nesses últimos meses, já acompanhei a luta de muitas pessoas de bem e que possuem uma vasta experiência e competência de mercado.”
Daí surgiu a ideia de criar o canal comemprego, que aposta no autoconhecimento para capacitar, valorizar e alavancar os profissionais que estão em busca de uma nova posição. “Geralmente as pessoas acham que buscar um novo emprego é uma atividade simples ou óbvia, mas não é. Se o profissional não sabe como identificar e comunicar o seu potencial, ele não se diferencia dos demais candidatos.”
Ao se cadastrar gratuitamente no canal, os participantes tem acesso a vídeos, textos e até a um minicurso para identificação de pontos fortes, dicas de estruturação de currículo, posicionamento em entrevistas, controle emocional, entre outros. “Inteligência emocional é um grande diferencial para qualquer profissional, inclusive para os candidatos a uma vaga de emprego. Como esse momento de desemprego torna o controle emocional mais difícil, dar foco a esse aspecto é muito importante nessa fase.”
Ana acredita que propósito de vida é colocar significado nas pequenas decisões e ações do seu dia-a-dia; é usar o seu tempo com afazeres que te movem; é não fazer por fazer; é sair do automático e passar a inserir, a cada dia, palavras, ações, intenções, decisões somente com conteúdos que você acredita. “Se alguma parte do seu dia está vazia de significado, você pode começar a preenchê-la com algo que você acredita. Isso é colocar propósito na sua vida.”
Ao doar seu conhecimento gratuitamente para quem busca recolocação, Ana não só cumpre seu propósito mas também se aproxima do sonho de ver o mundo dos negócios agregando valor a todos. “É claro que ganhar dinheiro é imprescindível para a sustentabilidade dos negócios e das pessoas, mas cuidar do bem-estar e da felicidade dos seus stakeholders é tão fundamental quanto.”
E não é? 🙂
20/05/2016 at 12:48 am
Que mulher incrível!
Sem palavras… *-* 😀
CurtirCurtido por 1 pessoa